sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A mesma rotina com opções variadas

Ao começar a postar nesse blog sobre a minha rotina acabei descobrindo que mesmo fazendo todo dia a mesma coisa, os dias são sempre diferentes. Cada dia é ímpar, único esingular. Como diz nas crônicas de Nárnia: "Nada acontece duas vezes da mesma maneira". Outro dia li em um blog que falava sobre as crônicas de Narnia e alguém lá disse "tudo muda, mas cabe a você enxergar o ponto positivo dessas mudanças a o invés de pensar no que poderia ter acontecido". Então eu comecei a olhar para a minha rotina baseada nessa teoria.
Veja por exemplo quando vou para a lavanderia:
Tem dias que eu preciso ir muito cedo e vejo o sol nascendo... E vou feliz, admirando como é lindo o amanhecer, como é lindo esse começar do astro rei, que nos oferece todos os dias uma nova oportunidade. Ver o sol nascendo é relamente um espetáculo, para poucos que estão acordados, uma pena que a grande platéia não está acordade para ver e aplaudir:





Tem dias que vou um pouquinho mais tarde, e vejo na praia os “madrugadores”:
(esses segundo uma pesquisa britânica estão com tudo: "pesquisadores da Universidade de Roehampton, no Reino Unido, esse valor está relacionado a mais saúde e qualidade de vida. Estudo realizado na instituição com mais de mil voluntários concluiu que pessoas que acordam cedo são mais magras, mais felizes e mais saudáveis do que aquelas que usam a manhã para dormir um pouco mais".)







Tem dias que estou com calma e vou para a zona sul pelo Vidigal, apreciando o mar...





Tem dias que estou atrasada e vou para a zona sul pelo túnel Lagoa Barra e pego um baita engarrafamento:



Tem dias que pedalo antes de trabalhar





Tem dias que medito antes de ir trabalhar...

Tem dias que faço um café da manhã caprichado:




Tem dias que faço um café da manhã bem simples:




Tem dias que dá uma preguiça danada para levantar (e como é bom ficar no meu quarto todo escurinho e aconchegante...)

Tem dias que quero me informar e vejo o Chico Pinheiro no Bom dia Brasil e rir com o seu jeito descontraído...

Tem dias que arrumo a casa antes de sair, ouvindo música animada e dançando

Tem dias que quero arrumar a casa sentindo o cheirinho de incenso, escutando cantos gregorianos, num astral totalmente zen... (e segundo o site diário da saúde "Ouvir música pode ter efeitos benéficos para o sistema cardiovascular - mas só se for música agradável e da preferência do ouvinte. A afirmação é de um estudo feito por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Maryland e apresentada em reunião da Associação Norte-Americana do Coração, em Nova Orleans.)



Tem dias que vou trabalhar toda arrumada, de salto e tudo (principalmente dias que tenho reuniões)

Tem dias que vou de vestidinho bem leve e sandália rasteirinha, bem no clima de verão

Tem dias que já acordo com o pessoal da loja ligando sem parar... (Ohhh louco!)

Tem dias que a turma lá da lavanderia me deixa na paz e consigo me concentrar para escrever aqui no blog (como hoje, por exemplo)

Tem dias que vou ao mercado com pressa, então vou ao Guanabara porque lá têm quase 100 caixas, todas funcionando e nunca tem fila. Mas o problema é que lá não tem aquele monte de coisinhas gostosas e variadas e adoro comprar aqui pra casa...

Tem dias que vou ao supermercado com mais calma, e tenho tempo para escolher algo diferente para o meu marido e a filhota comerem. E como me dá gosto esse momento, de já ir imaginando o que vou fazer para eles mais tarde.

Tem dias que chego da lavanderia muito tarde e meu marido muito cedo, e ele fica lá a minha espera, morrendo de fome.

Tem dias que eu chego antes dele e faço um jantar caprichado, mas ele fica dizendo toda hora que já está chegando, mas nunca chega. Ai eu desisto, como sozinha, guardo a comida dele na geladeira e vou dormir... (Mas é claro que ele chega e me acorda!!!)

Mas tem dias que a gente chega juntinho, e enquanto ele toma banho eu faço uma janta rapidinho, fresquinha e gostosa, e ele até repete. Nesse dia eu fiz um gol!

Tem dias que a minha filha acorda dando “Bom dia” e conversa pra caramba comigo no café da manhã.

Tem dias que ela não fala com ninguém e sai de casa como se nem tivesse aparecido ali. Nesses dias eu fico triste...

Tem dias que faço todas as mesmas coisas de maneiras tão diferentes... E assim eu vou tecendo os meus dias, como uma enorme peça de tricô. Tem dias que eu faço pontos mais bonitos nesse tricô da minha vida. Mas tem dias que os pontos não dão certo e eu gostaria de desmanchar aquele trecho e fazer de novo. Pena que na vida não dá para fazer isso, dormir e acordar novamente naquele dia que saiu tudo errado e fazer certo. Isso só naquele filme do dia da marmota, "o feitiço do tempo". (Eu adoro esse filme! Talvez porque eu quisesse que a vida me desse essa chance de vez em quando).

Mas a vida não é assim, não dá para fazer “rewind” e refazer (Ah naquele filme “ Click" que o cara usa o controle remoto para adiantar ou voltar em um trecho da vida,  com Adam Sandler ele faz isso, muito bom!

Já que eu não posso fazer isso, refazer aquele dia, eu paro, olho para trás e vejo o que eu poderia ter feito diferente para no outro dia não errar da mesma forma.

E assim eu vou olhando para trás e vejo o quanto eu já tricotei da minha vida. Vejo pedaços que fui obrigada a tricotar, mesmo sem querer. Esses são aqueles momentos que as pessoas agem de uma forma que não nos não alternativas e somos obrigados a agir como não gostaríamos de agir.

Tem outros momentos em que nenhum tipo de escolha nos é dado e eu simplesmente preciso aceitar e pedir a Deus R E S I G N A Ç Ã O.

E tem momentos ainda que eu preciso pedir forças para Deus, e a única opção que tenho é rezar. Nesses dias minha alma fica mais triste, já não consegue ver o céu tão azul, o sol tão brilhante, as flores do meu caminho tão coloridas, a grama do jardim tão verde... Parece até que chove, sem cair uma gota d água se quer do céu.

 Esses são talvez meus momentos de provação. Alguns eu superei, outros apenas ficaram para trás e o tempo foi fazendo eles doerem menos. Nesses momentos outras mãos me ajudaram a fazer o meu tricô. Foram momentos que fiz um tricô a quatro mãos, a oito mãos, a doze mãos. Nesses momentos vejo como sou abençoada por ter tantas mãos a me ajudar. Teve momentos ainda que eu não conseguia mais fazer um ponto se quer do meu tricô e uma mão amorosa o fez para mim, e me ajudou a tecer esse trecho da minha vida. Como aquela história “pegadas na areia” no qual um homem olha suas pegadas na areia e vê também as pegadas de Jesus que o acompanhava o tempo todo. E m certo momento ele só vê apenas as pegadas de uma pessoa e pergunta se Jesus o abandonou, e Jesus respondeu: Não aqui eu te carreguei no colo. Nesses pedaços da vida Jesus se manifestou nos braços do meu paizinho amado e ele me carregou em seus braços. Algumas vezes pediu ajuda para minha irmã e minha filha e juntos nós carregamos uns aos outros. E claro, depois entrou meu marido para juntar suas mãos a essas mãos de coragem, mãos de apoio, mãos de força, mãos de amor.

São as mãos de amor que cuidam da gente quando a gente está fraca e doente...




Outros pedaços da vida tive que tricotar completamente sozinha. Encaro como uma prova que só eu poderia fazer, como uma prova iniciática. Algumas eu venci, outras fui reprovada. Mas mesmo nesses momentos que por algum motivo agi como não deveria, ou não soube escolher a melhor opção sempre tive ao meu lado pessoas que me amam incondicionalmente e estenderam suas mãos para mim. Essas mãos me ajudaram a consertar o pedaço do meu tricô que ficou mal feito e ainda me consolaram dizendo “errar é humano, faz parte da natureza humana errar, refazer, re-escrever a sua vida e re-inventá-la quantas vezes forem necessárias. O importante é você nunca desistir e saber que tem alguém ao seu lado.”

Nessas horas que eu estava me sentindo pequenininha, sem coragem, sem ânimo, consigo fazer desse amor que me é dado minha fonte de energia. E as lágrimas que escorriam de dor passam a lavar a tristeza e assim deixam minha alma limpa, pronta para outra jornada.

Em alguns dos meus momentos mais difíceis descobri coisas maravilhosas: o amor. O tamanho do amor dessas pessoas que tricotam o tricô da minha vida comigo, que deram um pedaço de si para consertar um pedaço de mim. Alguns estiveram, estão e sempre estarão ao meu lado. Outros infelizmente não estão mais. Uns porque optaram por seguir outro caminho (agimos e parentes que se afastaram). Outros porque a vida os tirara do meu caminho, por mais que eu não quisesse deixá-los ir, eles foram obrigados a deixar esse mundo para iniciarem outra jornada do outro lado.

Como minha amada mãe


Minha vózinha do coração

Meu vôzinho querido

Minha outra doce vózinha


E tantas pessoas que foram importantes para mim...
Algumas que já partiram do nosso mundo, e a separação deixou dor no coração, por saber que não vou mais ver (pelo menos nessa vida). Essas pessoas fazem meus olhos se encherem de lágrimas





(Sr Aylton) (Luzia) (Márcia Vasconcelos, do 473)...

E outras pessoas que ainda estão neste mundo, mas estão longe fisicamente (e perto do coração):

















E assim eu vou seguindo com remendos no meu tricô. Alguns pedaços foram lindos e inesquecíveis:













Outros nem tanto, só que esses a gente não tira fotos, para que o tempo nos deixe esquecer um pouco da dor daquele momento e a lembrança fica lá, só no fundinho do coração, e não em um album de recordação. Alguns desse momento deixaram cicatrizes na alma, e por isso algumas vezes eles voltam a mente e nos dá uma pontada no peito ao relembrar, mas os momentos bons vem logo para nos acalmar e mostrar que depois de tempos difíceis sempre tivemos tempos muito bons.
Eu agradeço os pontos que consegui tricotar, o que sou hoje é fruto dessa trama.

Quando eu vou para de tricotar eu não sei, isso só Deus sabe (por mais que eu tente acertar em minhas previsões astrológicas e de tarô). Mas de uma coisa eu tenho certeza: sempre tentarei fazer com que os erros do passado sirvam para me ensinar a não tricotar pontos errados. Quero ir tricotando, seguindo a vida aproveitando o amor que tão abençoadamente recebo e claro, também retribuir esses amor. Afinal que tricô feito com amor não fica lindo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário