terça-feira, 2 de outubro de 2012

Petisco do final de semana: Lula fumada do programa HOMENS GOURMET


Continuo postando as receitas que experimentei no final de semana. Como eu gosto muito dos programas do canal “Bem simples” eu assisto vários deles. O programa homens gourmet apresenta sempre umas receitas bem diferentes, e confesso que na maioria da vezes são diferentes demais para o meu gosto. Mas acho eles divertidos e vejo o programa (muito melhor do que ficar assistindo tragédia no noticiário). Então nesse final de semana decidi fazer uma receita deles. Essa é do João Alcântara. Eu adaptei apenas o final, porque não sou adepta à fritura (apesar de gostar muito, acho que faz mal e o colesterol do meu marido anda alto, como eu quero preservar a saúde do meu marido lindo, eu não faço frituras na minha casa. Então essa lula era para ser frita em óleo. Eu coloquei em um tabuleiro, levei ao forno e deu uma semi-dourada, mas ainda ficou com algumas partes brancas da farinha de trigo que serviu para empanar, então eu passei ligeiramente na frigideira com um fio de óleo, só para dar uma dourada. Por isso ficou com alguns pontinhos pretos. Mas o que importa é que o maridão adorou. Então homens gourmet, sua receita foi aprovada na minha casa!

Receita:
- Lula, 450 g
- Leite, 1 litro
- Suco de limão, 50 ml
- Molho de pimenta forte, A gosto
- Alho, 1 dente (eu coloquei uns 5 dentes, gosto de alho!)
- Farinha de trigo, 500 g (eu coloquei bem menos, não precisa de tanto, umas 350gr é o suficiente)
- Páprica doce, 1 colher (chá)
- Ovos, 3 Pimenta-do-reino, A gosto
- Sal, A gosto
- Óleo vegetal, A gosto
- Limão siciliano, 1 

Faça uma mistura com o leite, o suco de limão, a pimenta forte e o alho e mergulhe os anéis de lula nessa mistura, deixando marinar na geladeira por uma hora.
Bata ligeiramente os ovos. Faça uma mistura com a farinha de trigo, a páprica, o sal, e a pimenta em um prato e reserve.
Passe os anéis da lula no ovo e depois na farinha. Eu arrumei em uma assadeira, levei ao forno, quando pegou cor retirei e passei em uma frigideira com um fio de óleo só para quebrar o branco da farinha que ainda restava.

Meu marido achou uma delicia, mesmo sem ser frito, então missão cumprida, como Robert Irvine diz no programa “Dinner impossible”!







Um comentário: