terça-feira, 2 de outubro de 2012

Manjar de Claras com Baba de Moça (programa Brasil no Prato)


No final de semana tanto minha filha como meu marido iam ficar direto em casa, então caprichei na pilotagem do fogão. Eles adoram pudim de claras, que faço sempre. Mas na outra semana vi a Carla Pernambuco fazendo um pudim de claras (que ela chamou de manjar, não sei porque...) com uma calda feita de baba de moça. Minha filha adora doces com ovos, então inspirada no programa Brasil no Prato decidi fazer. O pudim de claras é super fácil de fazer (o pior é desenformar sem quebrar...) e a calda de baba de moça tem um segredo: Só pode colocar os ovos depois que a calda de açúcar estiver em ponto de fio. Isso não falam no programa, mas eu fiz curso no SENAC e aprendi a olhar o ponto da calda jogando um fio da calda de açúcar em uma vasilha de água.
Quando entrei no site das receitas do canal Bemsimples.com, lá na página do “Brasil no Prato” onde mostra o resumo da receita percebi vários comentários de gente falando que a calda talhou. Talhou porque não tiveram paciência de esperar a calda pegar o ponto em fogo bem baixo. Tem coisas na vida que é assim: São coisas bem simples, mas não se pode querer apressar o tempo porque quando a gente tenta acelerar dá errado. Assim é com essa calda, se tentar aumentar o fogo para ir mais rápido, dá errado. Se tentar colocar as gemas antes de pegar o ponto de fio também dá errado. Essa é uma lição que aprendemos e devemos levar para muita coisa em nossa vida: Não atropelar o tempo das coisas...

Rceita:

Igredientes
- 8 claras (separe as gemas das claras; quebre o ovo separado da tigela, se a gema estourar estraga as claras...)
- 200gr de açúcar (mais ou menos 1 xícara + ¼ xícara de açúcar)

Quando você começar a fazer a receita já ligue o forno, 180 graus, para ele já ficar pré-aquecido. Bata as claras em ponto de suspiro, adicionando aos poucos o açúcar.
Pegue uma forma de pudim com furo no meio e faça uma calda, só com o açúcar (não coloque água), com o fogo bem baixo para a calda não ficar com gosto de açúcar queimado. Rode a forma para a calda pegar nas laterais todas, inclusive em volta do cone central, caso não tenha calda as claras vão grudar. Se quiser ajude a espalhar a calda com uma espátula de silicone. Coloque as claras batidas com o açúcar na forma, ajeitando com a espátula por cima para não ficar torto, pois não é como pudim de leite que assenta na hora de entrar no forno. Do jeito que você colocar vai ficar. Então se um lado estiver mais alto que o outro na hora de desenformar o pudim vai ficar torto.
Pegue uma assadeira, coloque água (eu já coloco água morna) e coloque a forma com o pudim de claras (que a Carla Pernambuco chama de Manjar de claras) no meio da forma. Deixe pelo menos 40 minutos. Olhe e veja se já está ficando dourado. Tire do forno, espere de um à dois minutos e vire no prato. Se esfriar muito o pudim não sairá da forma.

Para calda:
- 8 gemas
-1 vidr ode leite de coco (desses de 200ml)
-1 xícara de açúcar
- 1 xícara de água

Misture a água e o açúcar em uma panela, pode deixar o fogo médio, e mexa o tempo todo (mais ou menos de 8 à 12 minutos, depende do seu fogão). Quando a calda der uma ligeira encorpada pegue a colher com um pouco da calda e jogue em uma tigela de água, se você ver o fio caindo e a sombra dessa calda na água está em ponto de fio.
Em uma vasilha misture o leite de coco com as gemas (peneiradas) e adicione à calda que está na panela, agora em fogo baixo. E mexa até engrossar um pouco, também demora mais uns 8 minutos. Se quiser uma calda mais encorpada misture uma colher se sopa de farinha de trigo ou maisena na mistura do leite de coco (ainda frio). Mas veja bem se não vai ficar grossa demais porque a calda fica mais grossa depois que fica fria, na geladeira.
Dá muita calda, então para o prato não ficar entornando eu joguei um pouco sobre o pudim de claras, mas o resto guardei em um vidrinho, que levei para a mesa. Quem queria mais calda jogava mais na hora.

É uma delicia!!!!!!!!!!!!!
















2 comentários: