segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Frango Assado do Programa Cozinha Prática (Rita Lobo)


Mais um final de semana que decidi fazer algumas receitas novas do programas de culinária que assisto.
Para o almoço de sábado decidi fazer um frango assado que assisti no programa Cozinha prática da Rita Lobo, que passa na GNT. Ela ensinou uma receita que achei que era impossível dar certo, mas como eu gosto de experimentar decidi fazer. E acredita que deu super certo?
O frango ficou um espetáculo, meu marido amouuu! Minha filha que não come frango também gostou e eu também. Então essa receita foi aprovadíssima e aconselho a todo mundo fazer em casa. Será sucesso total!

A receita original é:
Para o frango:
Ingredientes:
1 frango de 2 kg
1 xícara (chá) de sal
¼ de xícara (chá) de açúcar
1 cebola
1 cabeça de alho

Eu não fiz um frango inteiro, comprei apenas peito de frango, sem pele e mesmo assim ficou uma delicia. Suculento por dentro, desmanchando na boca. Nunca mais frango assado ressecado!!!
Como o peito de frango tinha só 880gr, eu fiz a metade da receita:
½ xícara de chá de sal
1/8 de xícara de chá de açúcar
½ cebola em pedaços graúdos
Alho

Modo de preparo:
Para hidratar, deixe o frango em um "soro mágico" caseiro por 40 minutos: numa tigela, coloque o sal, o açúcar e misture bem. Coloque o frango na tigela e espalhe a mistura por dentro e por fora.  Esfregue bem esse sal com açúcar como se fosse um esfoliante para o frango. Tempere também o peito de frango, sob a pele, se o seu tiver pele, soltando a pele com dedo e colocando essa mistura lá dentro (não coloque muito porque depois não vai dar para tirar.
Cubra a tigela com água e esqueça esse frango por 40 minutos, mas em temperatura ambiente. Não precisa colocar na geladeira. Depois desse tempo joga essa mistura fora, dá uma lavada no frango e seca ele bem sequinho, inclusive com pano de prato.
Se quiser dar um perfume pega uma cabeça inteira de alho parte ao meio e coloca junto (eu esqueci!) e tempera com pimenta se você quiser. Eu não quis colocar mais sal, fiquei com medo de ficar muito salgado. Leva no forno pré aquecido por 220graus nos primeiros 15 minutos, depois abaixa a temperatura do forno para 180 graus. E deixe pelo menos mais uns 40 minutos, que foi o meu caso já que o meu frango não chegou a ter 1kg. Na receita da Rita Lobo ela manda deixar mais 1h e 45min pq o frango que ela assou tinha 2kg.
O resultado foi um frango divino, acabou na mesma hora!!!
Esse soro mágico da Rita Lobo é mesmo mágico!








Nenhum comentário:

Postar um comentário