quarta-feira, 3 de outubro de 2012

13º Blogagem Coletiva: “Sabores de A ao Z” – Letra “M”


Hoje o blog Cozinha de Mulher, da Sheila  Antunes está fazendo a 13° letrinha.. o "M"...
http://apenasmulhernacozinha.blogspot.com.br/2012/10/13-blogagem-coletiva-sabores-de-ao-z.html
 A blogagem foi ontem e eu estou um pouco atrasada pois ontem tive um dia daqueles no trabalho, mas como ainda não tem nem 24hs da BC vou postar...

Escolhi uma sobremesa comum em Mônaco, o “Crème Brulée”
A receita é do Canal “Bem Simples”, do programa escola de culinária, de Joaquín Giani.

Maçãs recheadas com crème brûlèe;

Crème brûlée:

Gemas, 7
Ovo, 1
Açúcar, 170 g
Creme de leite, 390 ml
Extrato de baunilha, a gosto

Maçãs:
Maçãs verdes pequenas, 6 (eu fiz a metade, apenas 3 maçãs e da vermelha...)

Xarope:
Água, 1 litro
Açúcar, 455 g
Casca de laranja, 1
Anis estrelado, a gosto
Cravo, 6
Canela em pau, 4

Decoração:
Açúcar mascavo, 50 g

Crème brûlée
Bata as gemas e o ovo com o açúcar, adicione o creme de leite, leve ao fogo e cozinhe até que tome consistência. Retire do fogo e adicione o extrato de baunilha.
Despeje a massa em uma assadeira untada com manteiga e cozinhe em banho maria no forno a 175 ºC durante 20 minutos, ou até ficar firme. Tire do forno e deixe esfriar.

Maçãs
Corte apenas o fundo das maçãs para que tenham uma base de apoio, retire a parte superior das maçãs.
Enquanto prepara as maçãs, coloque-as em água fria com rodelas de limão para que não escureçam. Reserve. 
Em uma vasilha, coloque a água, o açúcar, a casca de laranja, o anis estrelado, o cravo e a canela em pau. Leve ao fogo e cozinhe até que o açúcar derreta. Coloque as maçãs e cozinhe até que fiquem macias, deixe no xarope, retire o líquido e coloque-as de boca para baixo sobre uma grade de cozinha para que eliminem o xarope do cozimento. Reserve até que atinjam temperatura ambiente.
Recheie as maçãs com a preparação do crème brûlée, polvilhe com açúcar mascavo e caramelize. Sirva.






Como eu não tenho maçarico, tive que usar a criatividade para queimar o açúcar mascavo... 

Agora um pouco sobre Mônaco:








2 comentários:

  1. Monica que delícia esse carinho que recebi agora..
    Primeiro quero dizer que fiquei toda.. toda em receber você conosco..
    Essas viagens nos levam a conhecer tantos sabores maravilhosos... toda semana é uma descoberta..
    Estou amando..
    Depois que essa sua receita é tudo de gostosa menina.. adorei a criatividade pra queimar o açúcar.. vivendo e aprendendo amiga.. amei..
    Minha filha é louca pra fazer esse creme, vou mostrar pra ela sua receita..
    Hummm que deve ter ficado tudo de gostoso viu?
    Eita que eu queria agora mesmo.. rsr
    As fotos estão lindas..

    Obrigada pelo carinho viu?
    A BC só fica completa porque vocês estão aqui comigo..
    Beijinhos no coração..
    Sheila

    ResponderExcluir
  2. Parabéns seu blog é uma fofura, muito boa as postagens!

    Bijinhos...
    http://modacombianchi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir