quarta-feira, 17 de outubro de 2012

17º Blogagem Coletiva: Top 10 personagens (2º parte Novelas)



Hoje a Patrícia Galis, do site café entre amigos:
 escolheu um tema que me fez mexer no baú das minhas memórias, aliás ela está se superando nisso. Tema: 10 top Personagens de novela.
 Na verdade tive que buscar mesmo no passado, pois nos últimos anos deixei de acompanhar novelas (vejo alguns pedaços apenas, quando estou fechando a lavanderia e a TV lá está ligada... Na verdade ficou difícil acompanhar novelas porque a lavanderia fecha por volta das 20:30hs e tem dias que demoro mais de uma hora para chegar em casa... ).
Mas nesses meus 48 anos bem vividos eu tenho um vasto número de novelas que me marcaram, com personagens inesquecíveis, desde casais românticos (que é o que eu mais gosto!), até personagens engraçados ou os terríveis vilões. Fiz a lista várias vezes, tirei e coloquei vários, mas tive que escolher apenas 10!
Então vamos lá:

De todas as novelas e de todos os personagens definitivamente o que mais me marcou foi a...

1) JADE (Giovanna Antonelli, Novela “O Clone” – 2001 à 2002).
Primeiro por causa do casal romântico Jade & Lucas (aquele amor único e verdadeiro, que nada faz apagar...), depois pelas origens (também sou de família árabe e foi delicioso relembrar os costumes dos meus bisavós, tataravós, meus ancestrais...) e claro pela dança do ventre (que amo de paixão, pena que meu marido não dá a mínima...), e eu acho que até esqueci como dançar... Rsss...
Eu achei que não conseguiria colocar em palavras o que essa novela representa, a emoção que ela passa, então para quem quiser relembrar, tá ai o vídeo...
Essa novela teve muitos personagens marcantes, quem não lembra do Tio Ali (Stênio Garcia) falando “ninguém escreve em cima da escrita de Allah, Zoraide!
Ou da personagem Odete (Mara Manzan) no piscinão de Ramos, falando “cada mergulho é um flahs!”

2) DINAH (Novela “A viagem”  - 1994)
Dinah (Christiane Torloni) passa a novela envolvida com a morte do irmão. A novela mostra “o outro lado da vida após a morte”... Inclusive em um dos últimos capítulos (que eu achei mais emocionante) mostra a Dinah e Otávio (Antônio Fagundes), no “Nosso lar”. Essa novela me marcou em especial porque minha mãe estava muito doente (e ela adorava acompanhar essa novela) e isso nos deu força para acreditar que caso ela não resistisse a doença (coisa que aconteceu dois anos depois...) nós iríamos nos encontrar “lá do outro lado”.

 Escolhi esse vídeo que mostra exatamente essa cena da Dinah e o Otávio, se enconrando no "nosso lar":

  3) CAROLINA (Nívea Maria, novela “A Moreninha” – 1975 à 1976)
Essa novela era bem água com açúcar, mas graças a ela passei a gostar de filmes e novelas de época. E graças a novela também fui visitar pela primeira vez a ilha de Paquetá.



4) ESCRAVA ISAURA (Lucélia Santos,  novela “Escrava Isaura” -  1976)
Graças a essa novela passei a gostar de estudar história, principalmente história do Brasil, na época dos escravos. Depois a música da escrava Isaura virou meu hino, pois sempre que dava um duro como uma louca, trabalhava como uma escrava gostava de pensar que no final (como na novela) tudo ia acabar bem...  E até hoje canto aquele “lerê, lerê, lerê, lerê,lerê... “

5) FELIPE BARRETO (Antonio Fagundes, na novela “O Dono do Mundo” -  1991)
Esse personagem marcou muito porque naquela época não era tão evidente as pessoas ricas que usavam de meios antiéticos para atingir seus interesses. Não era uma coisa tão publica, como hoje em dia... Daí em diante quando a gente conhecia alguém parecido, com uma maneira arrogante, sem escrúpulos a gente logo comparava com ele. Ele me fez cair na real e perceber que a vida não é esse conto de fadas que só as pessoas legais, honestas, com caráter vencem na vida (até então eu acreditava nisso!)

6) SINHOZINHO MALTA (Lima Duarte, na novela “Roque Santeiro – 1985 à 1986)
Ele era o máximo! Conseguiu  ser sério e cômico ao mesmo tempo. Durante muito tempo muita gente ficou sacudindo as pulseiras falando “to certo, ou to errado?”
Essa novela aliás teve muitos personagens marcantes... Quem não se lembra da viúva Porcina (Regina Duarte) ou do divertido e mulherengo Roberto Mathias (Fabio Júnior) ou Zé das Medalhas (Armando Bogus)...  E o lobisomen? Na verdade todos os personagens dessa novela foram inesquecíveis...

7) ODETE ROITMAN (Beatriz Segall, na novela “vale tudo" – 1988 à 1989)
Acho que essa novela marcou todo mundo, pois até hoje escuto muita gente falar “quem matou a Odete Roitman? Ela ficou marcada como a grande vilã das novelas...
O personagem da Odete tinha uma maneira de tratar as pessoas mais simples revoltante.e como tem gente assim! Na época eu conheci umas pessoas da sociedade que ficaram o tempo todo me perguntando sobre meu sobrenome e o que a minha famíla fazia... 

8) BABALU (Letícia Spiller, da novela “Quatro por quatro" -  1994 à 1995)
A novela não foi grande coisa ,mas a história entre a Babalu (Letícia Spiller) e Raí (Marcello Novaes) era uma graça. Os dois brigavam e sempre faziam as pazes, E ela estava sempre linda, mesmo sem muito dinheiro, sua beleza e doçura encantavam. Na época eu  também morava na zona norte e estava dura como um coco, e me inspirei em me arrumar e cuidar de mim olhando para a personagem dela, pois a gente não precisa ter dinheiro para ter charme e encanto.

9) JOANA LOBATO (Beth Farias, na novela “Baila comigo” – 1981)
Nessa época eu fiz permanente no cabelo e fiquei com aquele cabelo horrível que ela estava na novela. O personagem da Beth Faria dançava (e eu fazia Balé) e achavam que eu era parecida com ela. Chegavam até me chamar de “baila comigo” no colégio.

10) CAMILA LACERDA (Carolina Dieckmann, novela “Laços de família" – 2000 à 2001)
Nunca consegui esquecer aquela cena da Carolina Dieckman raspando a cabeça na TV.

Na novela uma coisa que me marcou muito foi ver Edu (Reynaldo Gianecchini) ao lado dela no momento da doença. Uns anos antes tive uma grande amiga que teve câncer (ela era novinha, como a personagem da novela, não tinha nem 30 anos) e o marido a abandonou. Eu fiquei impressionadíssima com isso, o que não aconteceu na novela. Ai veio a doença do Gianecchini e eu logo lembrei que ele tinha feito essa novela ao lado de um personagem que lutava contra o câncer.
E claro que lembro da minha irmã, principalmente quando ela teve que cortar o cabelo (ela não chegou a raspar, só cortou curtinho) por causa da quimio. É impossível ouvir aquela musica e não lembrar da cena e da minha irmã... Essa novela retratou uma dor que eu só fui saber realmente o que é quando minha irmã ficou doente. Jamais esquecerei.

Para quebrar esse clima triste eu gostaria de colocar um personagem "Bônus" 
(pedindo licença à Patrícia Galis, claro):

Quem é dessa época com certeza vai lembrar da Novela Saramandaia, de 1976. Com personagens incríveis, mas o que mais me marcou foi o João Gibão (Juca de Oliveira) abrindo as asas e voando... 

Mas como esquecer  o Coronel Rosado soltando formigas pelo nariz, o professor Aristóbolo se transformando em lobisomem,  a Dona redonda (lembra dela explodindo na praça?)

Esse tópico tinha que ser os 100 top personagens!!!!

17 comentários:

  1. Belíssimos personagens!!
    Alguns eu não acompanhei, mas sei da importância e do sucesso que foram. Adorei.
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  2. Babalu foi um arraso mesmo na época, como odiava o Felipe Barreto e foi nessa novela que me tornei fã do Antonio Fagundes, e Escrava Isaura vi o remake e anova versão na Record realmente grande personagem mas optei em colocar o Leôncio eita homem ruim kkkk, adorei todos os outros que escolheu bela postagem.

    ResponderExcluir
  3. Adorei, nem lembrava mais de alguns, alias lembrei na hora que vi sua postagem, Felipe Barreto, como esquecer??
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei os personagens que vc escolheu, maravilhosos.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Qdo vc encontrar algum gif vc goste, clique com o botão direito em cima da figura, e depois clique em "copiar url da imagem".
    Depois, no seu blog, clique no ícone da figura, como se vc fosse postar uma foto. Só que ao invés de vc procurar pela foto, vá lá na última opção (lado esquerdo), em "De um URL".
    E aí, é só clicar novamente com o botão direito do mouse e colar o que vc tinha copiado da foto.

    Qqr coisa, pode perguntar, tá?
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Monica, chorei muito com essa cena da Camila cortando os cabelos. A Babalu tb foi uma figura. Agora eu ñ fiquei surpresa com o que vc falou sobre a Regina Case, ja me falaram da antipatia dela. Agora nunca assisti Baila Comigo e a Moreninha.

    ResponderExcluir
  7. Mônica! Destaco Lima Duarte e Beth Faria. Excelentes. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Mônica.
    A personagem Camila de Laços de família foi a que mais me marcou. Vivi esse mesmo drama. Mas sua lista está impecável. E arrasou no post. Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Oi Mônica, em primeiro lugar obrigada pela visita e palavras tão gentis.
    A sua lista ficou ótima, a Dinah foi um personagem lindissimo, adoro a Cristiane .
    TENHA UM ÓTIMA SEMANA ,CHEIA DE PAZ E LUZ !
    LÍLIA-BLOG DUAS MOÇAS PRENDADAS !

    ResponderExcluir
  10. Eu lembro dessa cena de Saramandaia inesquecível, seus personagens foram muito bem lembrados.

    ResponderExcluir
  11. Monica quantos personagens lindos..
    O Clone foi uma novela maravilhosa... eu assisti toda.. e me emocionava sempre.. aliás eu acabei de assistir o vídeo e me bateu uma saudade agora..
    Babalu era uma fofa né?
    Eu ri por demais com Quatro por Quatro..
    As novelas antigas eram maravilhosas.. tinham uma história que nos envolvia.. por exemplo a "A viagem" foi uma novela incrível..
    Hoje eu não assisto mais novelas, mas esses personagens ficaram na minha memória..
    Um beijo carinhoso e uma noite linda viu?
    Sheila

    ResponderExcluir
  12. Bom dia!!!!

    Essa Blogagem é maravilhosa
    com personagens fantásticos
    Eu adorei todos, cada um no seu
    jeito de interpretar
    Parabéns pela bela escolha
    Abraços
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  13. Monica,que postagem mais caprichada!Ficou dez!Personagens bem escolhidos e adorei rever A moreninha aqui!...rss...Juca de Oliveira tb foi marcante em Saramandaia!Excelente post!bjs e meu carinho,

    ResponderExcluir
  14. Olá Monica.
    Nossa seu post ficou maravilhoso, e seus personagens foram muito bem escolhidos, lembro-me de todos, a Novela Saramandaia, não recordo-me, mas deu uma vontade de conhecer, pena que não reprisem ou façam uma repaginada e a gravem novamente que pelo jeito foi linda e divertida.
    Parabéns pela postagem linda e os videos são incriveis.
    Beijinhos.
    Minha participação:
    http://eternamentevv.blogspot.com.br/2012/10/top-10-personagens-novelas.html

    ResponderExcluir
  15. O bom dessas blogagem é que agente lembra de vários personagens marcantes.
    Beijos
    Tenha um ótimo final de semana.

    www.meucantinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Sua lista ficou ótima personagens que são lembrados até hoje.

    ResponderExcluir
  17. 3 dos que citou só vi alguma coisa pois sã mais antigas, mesmo assim personagens incríveis.

    ResponderExcluir